segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Origem do dia do professor
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaprof5.htm
Homenagem aos professores
Mestre, É aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você, meu professor amigo que me comprende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura. Eu serei sempre um seu discípulo na escola da vida. Obrigado, professor!
Fonte: http://www.belasmensagens.com.br/professores/ao-mestre-com-carinho!-457.html
Dia das crianças
O dia das crianças foi comemorado em grande estilo, juntamente com professores os educandos puderam saborear lanches deliciosos, além do almoço que acontece todos os dias. Brincaram com pula pula e se esbaldaram de tantas brincadeiras. A festa foi realizada no dia 07 de outubro de 2010. Foi um momento de descontração, alegria.... com certeza muita alegria. É possível perceber pelas fotos.
A semana da comunidade e inicio da primavera
No dia 20 de Setembro de 2010, iniciamos os eventos da Semana da Comunidade e a chegada da Primavera, com Hasteamento das Bandeiras: Brasil, Estado e Município, em seguida a Coordenadora Maria Madalena falou sobre a importância de viver em sociedade e também explicou aos alunos sobre a formação da comunidade: familiar, social e escolar e em seguida os professores deram inicio aos trabalhos em sala de aula. Durante a semana foram trabalhados cartazes, músicas, poesias e jogos. Na quinta feira palestra com o Padre Herbert sobre a importância do” Estudo e do Comportamento” com participação de toda comunidade escolar. Na sexta feira encerramos os trabalhos com apresentação de Slides, cartazes, músicas, poesias e jogos.
A Semana foi de suma importância para a valorização do ser humano na sociedade, destacando em especial a comunidade familiar, social e escolar.
Momentos cívico e Folclore
Os momentos cívicos não são esquecidos na escola. Os alunos orientados pelos professores são motivados a se enfeitarem e estimulados ao respeito pela pátria. A História é contada através de encenações. Os alunos ouvem o Hino Nacional, da independência e fazem o hasteamento da bandeira.
Estes momentos são importantes para desenvolver no educando o respeito pelas pessoas, sentimentos de cooperação e de civismo. Sentirem que fazem parte de uma organização maior que a escola ou a família. São momentos em que é possível refletir com os alunos a participação de cada um como membro de uma nação tão grande e desigual como o Brasil. Buscando na HIstória uma continuidade para a construção de um futuro com menos violência e desigualdades sociais.
FOLCLORE
A escola também manifestou o dia do folclore, foram feitas várias apresentações pelos alunos e professoras que como sempre deram um show de apresentações com danças folclóricas e teatro homenageando o sitio do pica pau amarelo, encenando lendas e recitando parlendas.